sábado, 15 de novembro de 2014

Beef bourguignon à la Ramsay

Gordon Ramsay é um dos chefs preferidos cá de casa, já o terei dito algures num post deste blogue.  Apesar de prever que me pegaria com ele caso me falasse como habitualmente fala com os concorrentes, acho-lhe piada e gosto da imagem, sabemos que é imagem criada, de homem dinâmico, elegante e talentoso. O que me faz gostar mesmo dele, contudo, é o talento e as receitas. São de confecção relativamente fácil como pormenores que fazem toda a diferença. De todas as receitas que experimentei não houve uma única que não fosse deliciosa. Nesta quinzena o convidado do Quinze dias com é o Gordon Ramsay. Lançado o desafio ontem à noite e com cogumelos a findar o prazo no frigorífico só precisava de procurar. Não foi preciso muito. Com o outono instalado nada como um delicioso guisado. Apresento-vos Beef Bourguignon.

Beef bourguignon

Ingredientes (serve 4)
500 g de chambão
150 g de barriga de porco fumada
200 g de cogumelos marron
100 g de cebolinhas
1 colher de sopa de pasta de tomate
2 dentes de alho cortados
1 bouquet garni
Margarina com alho (1 noz)
7 dl de vinho tinto
Sal
Pimenta preta acabada de moer

Confecção
Temperar a carne com um pouco de sal e pimenta preta acabada de moer. Numa frigideira larga, deitar a margarina, e fritar a carne entre 3 a 5 minutos. Retirar e deixar escorrer num passador. Na mesma frigideira, deitar a barriga de porco cortada em pedaços pequenos, as cebolinhas, o alho e os cogumelos. Depois de frigir um pouco, adicionar a pasta de tomate, envolver tudo, e cozinhar durante uns minutos. Juntar a carne e os sucos e envolver. Adicionar o vinho tinto e deixar levantar fervura. Transferir para um recipiente refractário, juntar o bouquet garni, cobrir com uma folha de alumínio e levar ao forno pré-aquecido cerca de 3 horas.


Não fiz grandes alterações em relação à receita original. Servi com esmagada de batata doce com raspa de laranja. Recomendo vivamente esta receita para estes dias de Outono, 'comfort food' no seu melhor: deliciosa, reconfortante, cheia de sabor. Gordon Ramsay não brinca em serviço.


E com esta receita deliciosa estreio-me no Quinze dias com... Gordon Ramsay. 

8 comentários:

Susana disse...

Foi a primeira receita que me saltou à vista, sobretudo porque ando há séculos para fazer beef bourguignon. Deve ter ficado perfeito com a batata doce! Beijo! Susana

Leonor disse...

Também nunca tinha feito, embora tenha feito um hotpot da Rachel Allen que também é bom.
Beijinho, Susana.

Luísa Machado disse...

Acabei de conhecer o teu blogue, gostei muito, ambas somos fãs do GR, há imenso tempo que tenho esta receita debaixo d'olho para experimentar, pelo aspeto da tua deve ser divinal!!

Beijinho e bom fim de semana.
Luisa

Leonor disse...

Olá Luísa :)
Também não conhecia o teu mas já está na barra lateral.
Experimenta a receita que vale a pena, é muito rica em termos de sabores e aromas.
Beijinhos e obrigada pela visita.

inês do crasto disse...

De repente fiquei com uma vontade enorme de fazer esta receita! Que aspecto espectacular, a cor do guisado está perfeita e adorei o acompanhamento também! E é tão mais fácil que o boeuf bourgignon original!
Beijinhos

Telita disse...

Ficou com um ar tão apetitoso.
Ando fascinada com as receitas do Gordon Ramsay!

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

feedly - bloglovin' - Facebook


Leonor disse...

Obrigada, Inês, não é difícil, não, só é muito morosa. Foram umas 3 horas no forno.
Beijinhos :)

Leonor disse...

É o meu chef preferido, Ana, nunca fiz uma receita dele que não fosse boa. Tem um toque muito especial.
Beijinho