domingo, 10 de agosto de 2014

Delícia de coco e lima para a timidez do Verão

O tempo cada vez me incomoda menos. Cheguei a esta conclusão pela pior via. Depois de uma travessia sombria imposta pela austeridade, dos reajustes necessários e uma enorme revolta dei comigo a pensar que o tempo era nada comparado com algumas agruras da vida. E cheguei a esta conclusão uma manhã em Newcastle, às vezes mudar de ares leva-nos por caminhos desconhecidos. Terei pensado que me daria bem naquela cidade e que a qualidade de vida pode superar um tempo velhaco. Este Verão tem estado arredio, aqui na zona onde moro muito arredio mas o Verão nunca foi muito amigo destas paragens. Quando era criança e adolescente havia muitos dias assim, de fazer braço de ferro com a neblina de começo e de fim de dia, dias de frustração porque de repente o tempo fechava e amarfanhava as esperanças de um Verão a sério. E neste Verão tímido nada como uma sobremesa que estabeleça o equilíbrio entre o aroma de Verão e o conforto perante esta esquivez de dias verdadeiramente de sol e calor. Aqui a têm. No original não é ‘delícia’, o Bill Granger chama-lhe ‘lime e coconut delicious’, e, na verdade, também não gosto de lhe chamar ‘delícia’ mas a imaginação faltou para as palavras. Tem o aroma frutado e cítrico da lima, o calor do coco e a textura é macia e húmida, mais bolo que pudim, nem bolo nem pudim. Aprovado! 

Delícia de coco e lima

Ingredientes
60 g de manteiga
200 g de açúcar
125 g de farinha de trigo
7 colheres de sopa de coco ralado
Sumo e raspa de 4 limas
300 ml de leite
3 ovos


Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º. Bater a manteiga à temperatura ambiente e adicionar o açúcar, batendo até fica um creme esbranquiçado e fofo. Juntar a raspa e o sumo das limas e as gemas. A massa fica um pouco estranha, meio líquida, mas não desanimar. Envolver a farinha e o coco com uma espátula e por fim as claras em castelo. Levar ao forno 40 a 45 minutos. Polvilhar com açúcar de confeiteiro. Servir morno.

Quase não fiz alterações à  receita original. Acrescentei mais três colheres de sopa de coco porque pelo cheiro que a massa libertava a lima prevalecia. Funcionou mais a nível de textura do que de sabor, mas quando repetir a receita usarei esta mesma quantidade de coco ralado. 


Esta é a minha primeira participação no grupo do Facebook “Quinze Dias com…”  O convidado destes quinze dias é o australiano Bill Granger. Boa escolha! São servidos?

11 comentários:

Leonor disse...

:)
Ficou bom. Fez jus ao nome.
Beijinhos

Belocas disse...

Ficou espetacular!
Ainda não procurei uma receitas, mas também pretendo participar.
Um abraço

Unknown disse...

De aspecto ficou fantástico e com esses ingredientes sei que adoraria o sabor!
Leonor, achas que retirando a lima perde o sentido? Isto porque com essa textura e o côco como ingrediente central, sei que iria agradar muito ao "Manel", mas de preferência sem lima?!?
Em relação ao tempo, sou daquelas que ainda me queixo, apesar de ter perfeita noção que é um dispêndio de discurso e energias totalmente desnecessário ;)

Adorei esta receita!
Bjinhos

Leonor disse...

Olá Belocas,
Andei à procura também e acabei por me decidir por esta. Não me arrependi.
Boa semana :)

Leonor disse...

Bom dia :)
Podes tirar a lima, sim, só não sei se o sumo da lima faz falta para ajudar à textura, mas duvido. A Rachel Allen tem uma receita muito parecida com esta e só tem sumo e raspa de um limão, por isso presumo que não faça diferença e deve acentuar o sabor do coco.
Quanto ao tempo, é como digo no texto, já me queixei muito mais.
Beijinhos

Susana disse...

Gostei tanto, Leonor!!! Também fiquei com esta receita debaixo de olho.
Quanto ao tempo... acho que só me queixo mesmo do calor, quando é abrasador.

Beijinho

Susana

Leonor disse...

Que bom que gostaste, Susana :) Foi a que me chamou mesmo à atenção e como era Domingo (faço doces só ao Domingo e nem todos ;)) aproveitei para fazer a receita.
Eu odeio frio. Aguento-me bem com o calor.
Beijinhos

Inês disse...

Que delícia! Vou levar a receita comigo! :))

Beijinhos,
http://www.madamexicaras.com/

Leonor disse...

Olá Inês :)
Leva e depois conta como ficou.
Beijinhos e obrigada pela visita.

Clarinha disse...

Olá,

Ficou com um aspecto delicioso.
Eu escolhi uma receita salgada.

Beijinhos,
Clarinha

http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/#!http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2014/08/quinze-dias-com-bill-granger-e-uns.html

Leonor disse...

Olá Clarinha :)

Já lá vou espreitar.
Obrigada pela visita.
Beijinhos