sábado, 5 de abril de 2014

Pataniscas de cebola com especiarias ou os 'cebolitos'

Cá em casa, como em todas as casas, cada coisa adquire nomes próprios, diferentes das designações oficiais. A gata mais nova, de sua graça Julieta, como foi a última a juntar-se ao agregado familiar de pessoas e bichos, foi durante algum tempo 'o bebé'. Findo esse tempo de infância inicial, a bichana passou a ser 'a pequenita'. Esporadicamente e quando se faz desprotegida ainda lhe chamo 'bebé', mas a maior parte das vezes é mesmo 'a pequenita'. De vez em quando também é 'o pequeno hobbit felino' mas nessas alturas de 'pequenos hobbits' há alguns que vão sendo mencionados como, por exemplo, o 'pequeno hobbit docente', não, não sou eu, ou 'o pequeno hobbit' acrescido do apelido. 
Mas há mais e, na cozinha, renomeamos muito. Os pequenos folhados de farinheira são 'os farinheiritos' assim como uns aperitivos de chouriça são 'os chouricitos'. Panados são 'Schnitzel'.
Quando ontem me lancei à cozinha para fazer algo para petiscar antes do jantar, lembrei-me de recriar uma receita indiana, recriar é um abuso, na verdade, pequei no que tinha em casa, à falta dos ingredientes originais e fi-la à minha maneira. Correu bem. Hoje quando se falava do almoço de amanhã, alvitrei uma sobremesa. Responderam-me que talvez mas que podia voltar a fazer 'os cebolitos'. E aqui estão. Apresento-vos 'cebolitos'.

Pataniscas de cebola com especiarias

Ingredientes
75 g de farinha de trigo
150 ml de buttermilk
2 cebolas 
1 colher de chá de açafrão
1/colher de chá de sal
1/4 de colher de chá de cominhos moídos
1/4 de colher de chá de Pimenta Cayenne
Coentros picados (a gosto)
Cebolinho picado (a gosto)

Preparação
Numa tigela juntar a farinha, o sal e as especiarias. Abrir uma cova no meio e adicionar o buttermilk. Mexer muito bem com uma vara de arames. Juntar os coentros e o cebolinho picado. Adicionar por fim as cebolas em rodelas finas. Aquecer o óleo e verter porções com uma colher de sopa. Virar com um garfo, retirar, escorrer e degustar. Fácil e bom.



Qualquer coincidência com bhajis não é concidência. Assemelham-se mas usei o que tinha à mão: farinha de trigo, um resto de buttermilk a acabar o prazo de validade, coentros e cebolinho do lado de fora da porta. 

13 comentários:

Unknown disse...

Não sou muito dada a fritos mas adoro pataniscas, as originais e todas as suas variantes :)
Estes teus cebolitos soam tão bem com essas especiarias que adoro!

PS: Adorei o texto! :)

Bjinhos

Leonor disse...

Também não sou nada de fritos por causa da gordura e de fazerem mal, nem batatas fritas como habitualmente mas adoro pataniscas também :)
Obrigada
Beijinhos

Comida de conforto disse...

Mas que belo aspecto têm os teus "cebolitos"! Acho que não ficam a dever nada aos bhajis (de que gosto muito, por sinal)...
Beijinhos

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Adorei os cebolitos, não fosse eu fã de comida indiana! Ficaram mesmo um escelente petisco.
Beijinhos

Leonor disse...

Obrigada :) Também gosto muito de bahjis. Estes são mais suaves no picante.
Beijinhos e bom Domingo

Leonor disse...

Obrigada, Maria João :)
Beijinhos

Isabel Figueiredo disse...

Leonor,
sou uma gulosa assumida :) e porque me perco nos doces, tento sempre não pecar nos fritos. Gostar, gosto muito mas faço poucas vezes.
Estes estão douradinhos e apelam à minha vontade de pecar, porque sei que irei gostar assim que os trincar :)
Adorei estas pataniscas.
Bjns
Isabel

Leonor disse...

Olá Isabel :)
O meu problema, além do colesterol alto, é mesmo a genética. Sou posso fazer estas coisas de vez em quando, se não é uma desgraça ;)
Obrigada,
Beijinhos e boa semana

Filipa Lemos disse...

óptimo petisco!

Blog do Chocolate disse...

E o que me ri, amiga, quando te vi no Facebook chamar "hobbit" a um dos energumenos deste país ! :) :)
Também tenho uma pequenita de 4 patas, que passa o dia aos pinotes, tão logo revela a pouca idade que ainda tem...
E como a adoramos, a ela e à veterana ! :) :)

E também adorei os teus "cebolitos", carinhosamente por ti apelidados mas que em diminutivo só têm o nome, pois que a delicia no aspecto que apresentam é grande... muito grande ! :) :)
E eu, como boa gulosa que se preze, pois aceito uns quantos que me satisfariam na perfeição !
Estão em apetite!

Um beijo bem grande, querida ! :)

Leonor disse...

O pequeno hobbit felino é danado, tanto é um doce mas mais com o meu marido como está sempre pronta para deitar a pata. Fui eu que a apanhei num canavial aqui perto mas a malvada perde-se de amores por ele :)
Uma amiga minha já experimentou esta receita e chamou-lhes 'ceboliscos. Já os fiz outra vez e continuam a ser aprovados.
Beijinhos

Susana disse...

Epá, isto deve ser bom!!! Vou experimentar, tanto mais que parece ser mesmo fácil. Thanks, dear :)

Leonor disse...

You're welcome :)
O buttermilk pode ser substituído por leite ou até por cerveja. Já experimentei e correu bem.