domingo, 13 de abril de 2014

Bolo de framboesas e chocolate branco e os domingos indulgentes

Domingo é dia de nada fazer. Embora consagrado como dia do Senhor, seja lá ele quem for, não somos muito dados à religião cá em casa, acabo sempre por contrariar a premissa. Levanto-me não muito tarde, e o tempo atmosférico permitindo, atiro-me à roupa para lavar. Em dias e semanas sem invernia, uma máquina chegará, mas em dias e semanas como os que temos vivido, uma máquina é pouco. Começo, portanto, pela roupa. E lavar roupa é estendê-la e apanhá-la. Lá se vão as boas intenções do dia de nada fazer. Depois vem o almoço, e a segunda parte do dia de nada fazer. O almoço, ao contrário da roupa, é prazer. Prazer puro. Prazer conseguir ver a tarja de mar iluminado da janela da cozinha e as manhãs luminosas prenhes de esperança de dias que não sei se algum dia virão. Mas foi Domingo. Atirei-me à cozinha e saiu este bolo.  Entre a primeira e a última fatia soltaram-se risos e exclamações, a partilha de que preciso para viver. Pode ser ao Domingo ou noutro dia qualquer. Se eles não passo.

Bolo de framboesas e chocolate branco

Ingredientes

Para a massa
175 g de manteiga
175 g de açúcar branco
175 g de farinha com fermento
2 ovos
Raspa de meio limão
50 ml de buttermilk ou leite
100 g de chocolate branco cortado em pedaços pequenos
125 g de amêndoas raladas
150 g de framboesas frescas

Para decorar
Açúcar de confeiteiro
Framboesas frescas
Raspas de chocolate branco


Preparação 
Pré-aquecer o forno a 180º. Bater o açúcar com a manteiga até obter uma mistura cremosa. Acrescentar os ovos um a um, batendo entre cada adição e a seguir o buttermilk. Acrescentar a farinha e envolver com uma espátula, depois as amêndoas raladas e a raspa de limão. Juntar o chocolate branco e, por fim, as framboesas com cuidado para não as partir. Colocar por cima as restantes e empurrar para dentro da massa suavemente. Levar ao forno 50 minutos.


Retirar do forno e deixar uns dez minutos na forma. Desenformar, deixar arrefecer e polvilhar com açúcar de confeiteiro, raspas de chocolate branco e framboesas. 

Fiquei fã deste bolo. É húmido, pintalgado de sabores tão diversos, feito de contrastes e fica maravilhosamente no meu suporte de bolos novo. A repetir. Há que lhe dar uso.

Nota: esta é uma versão mais densa do Bakewell Cake, uma alternativa para quem não gosta muito de chocolate branco e este uma alternativa para quem é amante de chocolate. 

14 comentários:

Ilídia disse...

Por cá, os domingos são semelhantes. Hoje à tarde, sessão de cinema infantil. E agora, preguiça, já de pijama! Tão bom!
Lindo, o teu bolo. E sim, fica muito bem no suporte vermelho ;)

Um beijo de boa semana,

Ilídia

Leonor disse...

Preguiça é tão bom mesmo! Há que aproveitar bem estes momentos de pausa.
Obrigada : ) Estou muito babada com o suporte para o bolo. Andei a namorá-lo, desapareceu e agora voltou à loja. Não resisti.

Beijinho de óptima semana :)

São Ribeiro disse...

Chocolate e framboesas é uma combinação que adoro.
O bolo ficou lindo e parece-me bem apetitoso.
Boa semana
bjs

Gori disse...

Domingo para mim têm que ter um miminho doce para animar as hostes.
A doçura do chocolate branco com a acidez das framboesas e a humidade da amêndoa deve dar um bolo realmente fantástico!
Boa semana

Doces em Casa disse...

Leonor,

A sensação de ter um dia de nada fazer é muito compensadora. No entanto, é muito aborrecido nada fazer. Nesses dias, gosto mesmo de "ocupar-me" com o que mais gosto de fazer, saboreando o facto de ser dia de "nada fazer" :).

O bolo está lindo na sua simplicidade, nos contrastes de sabores e cores! :) Essa primeira fatia parece-me perfeita! :)

Beijoca,
Aida

That Cake Sweet disse...

Ficou lindo e com uma combinação que adoro.
Sabem tão bem os momentos em casa.

beijinhos

Carolina Macedo disse...

Para mim o domingo é dia de bolo, é "sagrado" :)
Adorei esta receita! Chocolate branco e framboesas é uma combinação deliciosa! E ficou com um aspecto maravilhoso...

Beijinhos*

Leonor disse...

Também gosto muito, São, mesmo do outro chocolate. Tenho aqui no blogue uma receita bem fácil para aquelas alturas em que apetece um bolo de chocolate rápido. O sabor do chocolate neste não é muito pronunciado mas gosto da mescla de sabores.
Beijinhos

Leonor disse...

Também gosto muito de fazer uma sobremesa ao Domingo, Gori, o meu único problema é que acaba por se estender aos outros dias da semana ;) O bolo é mesmo tal como descreves.
Beijinhos

Leonor disse...

Eu gosto de dias de nada fazer, Aida, para descansar o corpo e a cabeça, mas acabam por ser poucos. A casa é insaciável e há sempre coisas a fazer.
Obrigada :)
Beijinhos

Leonor disse...

Obrigada, Sandra :) Viva o dia de nada fazer!
Beijinhos

Leonor disse...

Olá Cuca ;) Domingo é quase sempre dia de romper com a rotina e a dieta também.
Quanto à receita, é bem fácil e muito boa.
Beijinhos

Blog do Chocolate disse...

Minha Leonor,

Continuo a achar este bolo uma total e inequívoca provocação ! ;)
E continuo zangada contigo 5 dias depois, pois sim, fui comer a tal taça de Cérélac, ou seja, por tua culpa devo ter ingerido para aí umas 500 calorias antes de dormir ! lol
Mas pronto, estás perdoada pois que esta combinação é maravilhosa e seria uma enorme prazer poder prová-la ! :)
Ficou lindíssimo o teu bolinho, um prazer para todos os sentidos ! :)

Beijinho, beijinho ! :)

Leonor disse...

Adoro o 'minha Leonor' :*
Não fiques zangada, minha querida, embora este não seja um bolo de chocolate como tanto gostas é um bolo com chocolate. É pena mesmo não a poderes provar mas ainda acho que um dia podíamos fazer um encontro do Dia Um e eu levava este bolinho :)
Muitos beijinhos, minha querida Isabel :)