domingo, 9 de fevereiro de 2014

Peito de pato com pimenta preta e redução de vinho tinto e o prazer do Inverno

Vesti saia. Saia justa, sapatos altos abotinados, barriga para dentro e peito para fora e abalancei-me sexta-feira fora, decidida a matar a semana e a afugentar esta invernia que nos tem assolado. É tempo dela, dir-me-ão. É, é tempo dela, mas eu não sou deste tempo. Quando os alunos me afagaram o ego perante a vestimenta aprumada, desabafei, ‘Já não posso, meninos, é para afugentar o Inverno. Não gosto de Inverno. Estou cansada da roupa de Inverno. Sou animal de Verão’. Riram-se muito. ‘Animal de Verão, setora? Isso é muito selvagem’. A juba que tenho de certeza que ajudou a tão certeira conclusão.
Ser animal de Verão é um facto. Nasci em tempo de calor. Devia estar sol, a minha mãe diz-me que estava calor, e eu terei guardado na memória que o dia que me embalou num colo quente e ensolarado numa tarde de Junho. Terei porventura assumido que assim seria a vida: um duradouro e imenso Verão feliz de noites quentes e dias longos. Há dias desabafei também que a única coisa boa no Inverno era a lareira e estar em casa. Esqueci-me do outro vértice do triângulo: cozinhar. Foi hoje. Diz que havia muito mau tempo na rua. Viriam vagas desmedidas. O fim do mundo mascarado de Inverno. Aqui não se sentiu nada. Conversas e descontracção entre quatro paredes, um copo de vinho partilhado, o aconchego, o conforto, e a partilha de um prato especial, cozinhar para quem se ama. O Inverno também pode ser bom e apaziguar-nos com a vida. Hoje assim foi. Tanto que quase me reconciliei. A vida não pára de nos surpreender felizmente também pela positiva.

Peito de pato com pimenta preta e redução de vinho tinto

Ingredientes
2 peitos de pato com a pele
Flor de sal
Pimenta preta acabada de moer (uma quantidade generosa)
Tomilho fresco (a gosto)

Para a redução
Vinho tinto (proporção 2/3)
Vinho do Porto (proporção 1/3)
2 dentes de alho esmagados
Tomilho fresco
Sal

Preparação
Cortar a pele dos peitos do pato na diagonal com cortes superficiais, formando losangos. Fazer uma mistura com a flor do sal, a pimenta preta e o tomilho. Massajar os peitos do pato com esta mistura e reservar.
Numa frigideira fria e em lume brando colocar os peitos de pato com a pele virada para baixo uns quinze minutos deixando que a gordura se derreta. Virar e deixar cozinhar cerca de cinco minutos. Virar outra vez, ficando com a pele virada para baixo, e aumentar o lume até a pele ficar crocante. Retirar do lume e levar ao forno pré-aquecido cerca de dez minutos. Os tempos de confecção vão depender do tamanho dos peitos de pato. Caso sejam pequenos estes tempos devem ser reduzidos para o pato não ficar demasiado seco.
Para a redução, levar ao lume os vinhos com o alho e o tomilho até reduzir. Rectificar o tempero. Adicionar um pouco de sal se for necessário ou em alternativa uma quantidade mínima de caldo de carne.

Retirar os peitos de pato do forno, cortar na diagonal, regar com a redução e servir bem quente. Acompanhei com batatas salteadas na gordura do pato e espinafres salteados também com alho e vinagre para finalizar. 

4 comentários:

Ilídia disse...

Pois eu, apesar de ter nascido em agosto, sou de inverno. Gosto mesmo deste aconchego de que falas. Tinto, lareira, filmes enrolada em mantas. E cozinha. Apesar de este inverno estar a ser muito rigoroso, ainda lhe consigo achar graça. Pelo menos ao fim de semana e ao serão ;)
Preparo-me para passar a tarde na cozinha, a cozinhar coisas indianas, para receber amigos. Só tenho de ir ao jardim apanhar as ervas.
Adorei o pato!

Um beijo,

Ilídia

PS: Agasalha-te ;)

Leonor disse...

Adoro este aconchego mas, como dizes, ao fim-de-semana, Ílidia :) O pior são o resto dos dias. Apetece-me ficar em casa o inverno inteiro e sair lá para Março.
Hoje à tarde tenho testes para ver mas hoje de manhã só meti o nariz de fora para apanhar uns ramos de alecrim para o almoço.
O pato fica com sabores fortes, cá em casa não há crianças ;)
Beijinhos e bom fim-de-semana com excelentes cozinhados, mas disso não tenho a menor dúvida com o teu talento.

Loca disse...

Redução de vinho tinto ainda nunca experimentei.
Que bom aspecto e que bom cozinhar no inverno.
Bêjos,

Leonor disse...

Fica bom, mas ontem distraí-me e quando dei conta a redução tinha-se 'reduzido' tanto que quase desaparecia :)
Hoje estou a cozinhar as pernas do pato.
Bêjos, Loca :)